EDUCAÇÃO






Estado vs Família


                               EDUCAÇÃO
                               s.f. Ação de desenvolver as faculdades psíquicas, intelectuais 
                               morais: a educação da juventude. Dicionário Aurélio


“Educação vem de casa” – Esse provérbio parece ter desaparecido do vocabulário brasileiro, pois faz tempo que não o ouço. 



















© 2007 Stefano Figalo.


"Deixa de ser burro. Garoto sem educação, nem parece que estuda”. Mãe


Ouvir isso de uma mãe que, aos berros, humilhava seu filho com tal frase de efeito diante de outras crianças, adolescentes e adultos dentro de um transporte coletivo. 
Gostaria que esse fosse um caso isolado, mas, infelizmente, é bem comum no Rio de Janeiro. Agora a pergunta que não quer calar: será possível desenvolver as faculdades psíquicas, intelectuais e morais de uma criança com este tipo de tratamento?

Esses são os pais da geração pós Coca Cola que, duas décadas depois, tratam seus filhos da mesma maneira que foram tratados por seus pais ou incorporam a cultura popular do uso da violência no processo de educação. Pais que atribuem somente às instituições de ensino a educação de seus filhos.

O fato é que com tal agressividade falta de afeto, comunicação e assistência desses pais comprometem não só o desenvolvimento da criança, como também a construção de relação humana desse indivíduo com a sociedade. Uma vez que é incapaz de entender e respeitar seu próprio filho.

Nesse momento, o Estado entra em ação com intervenções judiciais como a criação da Lei da Palmada e a Lei da Alienação Parental, leis que andam tirando o sono dos pais adeptos à violência. Pais que não querem o Estado legislando sobre como devem se comportar dentro e fora de casa. O que esses pais não percebem é que o tapinha um dia será mais forte e com o tempo vira açoite. E que isso não é amor.


Agora é Lei!

O Estatuto da Criança e do Adolescente ganhou o projeto de Lei que proíbe a prática do castigo físico. Assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o projeto marca os 20 anos de vigência do ECA. A Lei da Palmada, nº 8.069/artigo 18, criou um rebuliço entre pais e mães desse Brasilzão aficionado por palmadas, acoites...  Outra Lei que anda causando polêmica é a Lei de Alienação Parental/nº 12.318-10 que, em suma, consiste no caso da mãe ou pai que possui a guarda da criança influenciá-la para que tenha qualquer tipo de imagem negativa em relação ao pai, à mãe ou a qualquer parente.


Nem a favor, nem contra!

Nem a favor, nem contra!  É lamentável perceber que a sociedade precise de intervenção política do Estado para que crianças e adolescentes possam crescer sem o uso de "castigo corporal" como "ação de natureza disciplinar ou punitiva com o uso da força física que resulte em dor ou lesão à criança ou adolescente".  Falo como pai de uma bambina de 10 anos de idade que não conhecerá a cultura do açoite. Penso que se cheguei até aqui, somente com a cultura do amor posso seguir em frente contribuindo para uma sociedade mais justa, cumprindo não só meu papel de pai, como também de amigo da minha filha. Minha maior criação.


CRIANÇAS NÃO QUEREM TER RAZÃO. SÓ QUEREM SER FELIZES.


Não somos perfeitos, mas podemos melhorar. Para que nossos filhos sejam pessoas com mais amor aos seus filhos, nossos netos.

___________
© 2010 Stefano Figalo. Todos os direitos reservados. Não reproduza este ou qualquer material fotográfico deste blog sem autorização por escrito do autor. All rights reserved. Do not reproduce this photographic material without written permission from the author.

Comentários

  1. Já vi muitas situações como a mencionada... Infelizmente. Qualquer tipo de abuso, inclusive o psicológico, ajuda a deformar a personalidade. Viva a cultura do amor.

    ResponderExcluir
  2. È ÓBVIO QUE EM MOMENTOS DIVERSOS ESTAMOS TÃO PREOCUPADOS COM O "TIC-TAC " DO RELÓGIO QUE ESQUECEMOS DO TEMPO QUE REALMENTE ERA BOM... QUANDO ÉRAMOS CRIANÇAS. DESACELERAR JÁ SERIA UM BOM COMEÇO, PRA OUVIR OS PEQUENOS QUE REALMENTE NÃO TEM CULPA DE EXSTIR UMA MÁQUINA INCANSÁVEL COM A QUAL TERÃO DE SE PREOCUPAR NO FUTURO... REFORÇANDO, NO FUTURO !!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas