Um convite à reflexão


Vírus da gripe suína Vs Bacilo de Koch

VÍRUS
"Seres vivos" dez mil vezes menores que as bactérias. Alguns cientistas não os consideram seres vivos, porque não têm metabolismo próprio: usam as células dos organismos que invadem para se reproduzir.

BACILOS
Designação comum às bactérias do gênero Bacillus, possuem forma de bastonetes, em geral patogênicas para os seres humanos e demais mamíferos.

BACILO DE KOCH
Bactéria causadora da tuberculose. Nome científico: Mycobacterium tuberculosis.
Tuberculose, uma doença contagiosa que atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do nosso corpo.

MUNDO
Vírus da AIDS:
25 milhões de mortes nos últimos 20 anos.
Vírus da Gripe Espanhola: 25 milhões de mortes em apenas 2 anos (1918-1919).

BRASIL
A nova gripe – influenza A(H1N1): 1.368 óbitos entre 25 de abril e 10 de outubro de 2009.
Casos que corresponde a uma taxa de mortalidade de 0,7 por 100.000 habitantes.
Fontes: Ministério da Saúde / Número de habitantes: IBGE/2009.

Tuberculose:
Mais de 5.000 pessoas morrem de tuberculose por ano.
O Rio de Janeiro é considerado o maior reduto de tuberculose do País e favela da Rocinha a área com o maior índice de tuberculose da América Latina.

O número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no Brasil – ou casos graves – causados pela influenza pandêmica (H1N1) 2009 (nova gripe) caiu 97,3%, passando de 2.828 registros para 78, entre as Semanas Epidemiológicas (SE) 31, encerrada em 8 de agosto, e a 40, encerrada em 10 de outubro.
Fontes: Ministério da Saúde / Número de habitantes: IBGE/2009.

A tuberculose continua mantando cerca de 13 pessoas por dia no Brasil. A doença, como tantas outras, infelizmente está associada à pobreza e fora das mídias de massa. Pouco se houve falar sobre a doença e os casos de morte. Nós últimos meses com o surgimento da gripe suina todas as atenções se voltaram para o novo vírus A(H1N1) e a tuberculose mais uma vez caiu no esquecimento da população. São 1.368 óbitos causados pela nova gripe influenza A(H1N1) contra 5.000 óbitos/ano causados pela tuberculose.

Com o aparecimento de um "novo bacilo" da tuberculose, o "bacilo MDR", bacilo Multi-Droga Resistente, a população contaminada pela tuberculose tem vivido um pesadelo. A TB-MDR é o mesmo bacilo de Koch que desenvolveu resistência às drogas.
A resistência aparece pelo uso incorreto da medicação, que perde a capacidade de eliminar o bacilo. Diferente da tuberculose regular, que tem cura, a tuberculose causada pelo bacilo MDR é grave porque ainda não existem medicamentos capazes de curá-la. Casos de co-infecção HIV/TB também assombram os pacientes de TB com HIV. Saiba mais sobre a tuberculose no site do Projeto Fundo Global Tuberculose Brasil (www.fundoglobaltb.org.br).


"Imagens para Conter a Tuberculose"

Brasil. Rio de Janeiro. Março de 2009 – Portadores de tuberculose em hospital de excelência
no tratamento de doença infecto-contagiosa.
  



Rocinha – Rio de Janeiro
Na favela da Rocinha, moram 160 mil pessoas de acordo com a prefeitura. O espaço, cravado na Zona Sul da cidade, concentra o maior índice de tuberculose no estado. Os números do Programa Estadual de Controle da Doença mostram que a cada ano são registrados mais 12 mil casos no Rio.


Rita Smith
Ativista, fundadora e presidente do Grupo de Apoio a Ex-Pacientes e Pacientes de Tuberculose (Gaexpa), com base na favela da Rocinha/Rio de Janeiro.

Raio X de um portador de tuberculose em estágio avançado.

A tuberculose mata tanto quanto a nova gripe A(H1N1) e merece a mesma atenção das autoridades de saúde e veículos de comunicação. A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito.

Seja você também um "vírus da informação"
e contamine todos com informações de
interesse público.


As imagens acima fazem parte de reportagem fotográfica sobre a temática tuberculose desenvolvida para a Stop TB Partnership – Stop TB in Rio. Material exibido no III fórum Internacional de luta contra à Tuberculose (3rd Stop TB Partners Forum) realizado no Centro de Convenções Sul América, Rio de Janeiro/2009.

22 fotografias – © Stefano Figalo. Imagens para conter a Tuberculose.



_______
© 2009 Stefano Figalo. Todos os direitos reservados. Não reproduza este material fotográfico
sem autorização por escrito do autor. All rights reserved. Do not reproduce this photographic material without written permission from the author. Contato/Contact: sfigalo@gmail.com


>

Comentários

Postagens mais visitadas