Rio 40º

Chuvas de Verão

A natureza anuncia, a golpes de chuvas, os problemas estruturais da cidade. No entanto, o povo, não entende, pois diante de tanta desgraça e tragédia, a cidade, no melhor espírito Júlio César, oferece ao povo uma grande festa. E salve o réveillon, para a alegria e esquecimento das chuvas de verão que todos os anos denunciam através da força da natureza os problemas de uma cidade onde não há o controle do crescimento de sua população.

"A festa em Copacabana será mantida" – Eduardo Paes (prefeito do Rio de Janeiro) após lamentar tragédia ocorrida na comunidade de São Sebastião, na Praça Seca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade.

Madrugada de 31 de dezembro de 2009 e os efeitos da chuva provocam a morte de cinco pessoas da mesma família na comunidade São Sebastião com o deslizamento de terras de uma encosta.

“É óbvio que a gente não está feliz. Mas o reveillon vai acontecer com muito sucesso e vai ser uma grande festa”. Eduardo Paes (prefeito do Rio de Janeiro).

Na fotografia abaixo, uma das dezenas de ruas do bairro de Praça Seca que ficaram cobertas por um "rio vermelho" de barro e lama que desceram dos morros com as águas das chuvas de verão. Lama, barro, água e "sangue" das vítimas que se foram nos morros. Das vítimas que sofreram com as fortes chuvas. Chuvas de verão que continuam a castigar a cidade.


No dia 11 de janeiro de 1966 uma chuva de 72h deixou o Rio de Janeiro em estado de calamidade pública com 200 mortos.

2010, ano eleitoral e a população anda preocupada com o Carnaval. Os governantes estarão prontos para cumprir seu papel de "Júlio Cesar" e garantir uma grande festa pagã ao povo – O Carnaval.
E o povo? Será mesmo que viverá a cantar em todas as festas na esperança de seus males espantar deixando de se manifestar nas urnas, nas ruas, nas tribunas...?

Haja festa para abafar a tristeza deste povo e seja o que o governo quiser.

________
Depoimentos/Prefeito – Fonte: RJ TV/Globo

© 2008 Stefano Figalo. Todos os direitos reservados. Não reproduza este material fotográfico sem autorização por escrito do autor. Fotografia à venda no banco de imagens – SFigalo Photography. All rights reserved. Do not reproduce this photographic material without written permission from the author. Photo for sale – SFigalo Photography. Contato/Contact: sfigalo@gmail.com

>

Comentários

Postagens mais visitadas