Ensaio de crítica da cidade


O Brasil que não anda na Brasil

 "Avenida Brasil apresenta trânsito lento na altura..." (rádio).

Essa é a "música" que a rádio toca e que ninguém quer ouvir todas as manhãs na caótica avenida Brasil, um dos principais logradouros da cidade do Rio de Janeiro. Com 58 quilômetros de extensão, o local simboliza puro aborrecimento para motoristas e passageiros que fazem uso da avenida denominada Brasil.


A Brasil, corta 27 bairros e 50 comunidades da cidade – entre os bairros estão São Cristóvão, Caju, Benfica, Manguinhos, Bonsucesso, Ramos, Olaria, Penha, Penha Circular, Cordovil, Brás de Pina, Parada de Lucas, Vigário Geral, Irajá, Acari, Coelho Neto, Barros Filho, Guadalupe, Deodoro, Vila Militar, Magalhães Bastos, Realengo, Padre Miguel, Bangu, Santíssimo, Campo Grande, Paciência e Santa Cruz.

A maior avenida em extensão da cidade do Rio de Janeiro e o maior trecho urbano da BR 101 oferece à população carioca longos engarrafamentos e um vasto histórico de acidentes e violência em trechos de conflito na guerra urbana do tráfico de drogas na cidade maravilhosa – Rio 40 graus.

A população se pergunta: até Quando?

Será que teremos uma avenida Brasil tão caótica em 2016?

MULTIMÍDIA – Uma reflexão visual do tempo na avenida de nome Brasil. VEJA!



________
Colaboração/Revisão de texto: Camila Marins MTB : 47.474-SP – editora do blog O Desbunde

© 2009 Stefano Figalo. Todos os direitos reservados. Não reproduza este material fotográfico
sem autorização por escrito do autor. Fotografia à venda no banco de imagens – SFigalo Photography.
All rights reserved. Do not reproduce this photographic material without written permission from the author. Photo for sale – SFigalo Photography. Contato/Contact: sfigalo@gmail.com


>

Comentários

Postagens mais visitadas