Tabagismo


"Fumantes: um exército contra si mesmo"


A sociedade brasileira, aquela, da qual tanto falamos na terceira pessoa, como se não fôssemos parte dela, parece não se assustar com números e estátiscas. No Brasil o tabagismo está matando tanto quanto a tuberculose e outras doenças que assombram o país. O tabaco veem se mantendo firme e vitorioso na "Guerra da Fumaça", enquanto a sociedade, aquela tal sociedade, continua a fechar os olhos para o assunto.

MUNDO
Na Guerra do Iraque, durante todo ano de 2005, foram registradas quase 6.000 mortes.
No Brasil, o cigarro mata por ano muito mais pessoas que a Guerra do Iraque matou. É a "Guerra da Fumaça".
   
BRASIL
Órgãos que estudam o tabagismo apontam que cerca de 200 mil pessoas morrem todos os anos no país em razão de problemas causados pelo fumo. São 30,6 milhões de fumantes no país. "Um exército contra si mesmo" pronto para morrer de forma passiva e amigável.

Entre os não-fumantes o impacto do cigarro é bastante considerável. Diariamente, cerca de sete brasileiros que nunca fumaram na vida morrem por doenças decorrentes da exposição à fumaça do tabaco. Os dados constam no estudo “Mortalidade Atribuível ao Tabagismo Passivo na População Urbana do Brasil”, realizado por pesquisadores do Inca (Instituto Nacional de Câncer) e do Iesc/UFRJ (Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

EVITÁVEL
O tabagismo é a principal causa de morte EVITÁVEL em todo o mundo, afirma a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Convenção-Quadro

A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco é um instrumento legal, sob forma de um tratado internacional, no qual os países signatários (Estados Partes) concordam em empreender esforços para alcançar objetivos definidos previamente. A Convenção é o primeiro tratado internacional de saúde pública firmado entre 192 países, com a coordenação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que tem como objetivo proteger as gerações presentes e futuras das terríveis conseqüências sanitárias, sociais, ambientais e econômicas geradas pelo consumo e pela exposição à fumaça do tabaco. Saiba mais sobre o tratado na URL: www.inca.gov.br/tabagismo

Seguindo a linha de pensamento da Convenção-Quadro, ofereço aos visitantes do blog PERSONA as imagens abaixo em forma de ensaio fotográfico:

Série Tabaco

Do luxo ao lixo... escolhas e caminhos.


 Não apague tantas vezes... Acenda menos.

Tabaco... Perca esse foco.

Última chamada... 

As imagens acima fazem parte da vida e cotidiano de um colega de trabalho – não foram publicitariamente produzidas – é a realidade nua e crua de um fumante e seu cinzero. Um "soldado" parte de um exército que luta contra sim mesmo consciente dos riscos e perda de sua saúde. Esse soldado parte de um exército de 30,6 milhões (fumantes) trava uma batalha aonde vencedores não existirão.

04 fotografias – Série Tabaco © 2009 Stefano Figalo.

________
© 2009 Stefano Figalo. Todos os direitos reservados. Não reproduza este material fotográfico
sem autorização por escrito do autor. Fotografias à venda no banco de imagens – SFigalo Photography.
All rights reserved. Do not reproduce this photographic material without written permission from the author. Photos for sale – SFigalo Photography. Contato/Contact: sfigalo@gmail.com


>

Comentários

  1. Tá, tá, tá - já ouvi falar sobre isso.
    Você não sente pena do Souza? Do Morris? Os amigos vão ficar desempregados... Eu ficaria mais saudável, sem os dedos amarelos, bafo podre - isso é verdade. Tá legal. Ano que vem - pode?
    abçs
    Poeta Xandu

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas