"Cidade Maravilhosa – Ensaio de Crítica da Cidade"


Rio2010


Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, Ipanema, posto 9, a convite de uma amiga fui à praia amargar a perda de um amor e me despedir do último dia de 2008 com um belo pôr do sol. Com essa bela imagem registrada em minha retina, armazenada em minha memória, me despedi de 2008 rumo a 2009. Da imagem cartão postal, restou apenas a realidade de uma cidade que mais parece uma bomba relógio. Uma cidade que, no ano de 2009, entre as conquistas sobressairam-se as derrotas, uma cidade violenta, em crise com o cidadão, uma cidade que, a partir de 2010, passa a alimentar a esperança de um Rio melhor em função dos investimentos para os jogos Olímpicos de 2016. Como se obras fossem a solução para uma população que mais parece precisar de educação e saúde.

É fim de ano, a caixa postal enche com os belos cartões de feliz Natal e próspero Ano Novo, é tempo de festa! Em janeiro as férias, fevereiro o carnaval, futebol e samba, nas águas de março semana santa e por aí vai... É o ano novo brasileiro que só começa em março. Dediquei esse post ao último "Cidade Maravilhosa – Ensaio de Crítica da Cidade", série produzida durante o ano de 2009, para mais uma provocação e/ou convite à reflexão.

2010, ano novo, ano eleitoral, ano pós crise econômica, ano novo e um novo momento para refletir sobre os caminhos a percorrer em 2010 para que tenhamos um ano melhor, menos violento e com menos injustiças sociais. Um ano para refletirmos e pensarmos nos filhos do Brasil, sem populismo político, para que tenhamos registrados em nossas retinas e memórias momentos de beleza, paz e democracia, como na foto acima.

Para todos que visitaram e continuam visitando o blog PERSONA, um bom fim de ano e um ótimo início de ano.

Agradecimentos especiais aos colaboradores do blog PERSONA em 2009:

Camila Marins – blog O Desbunde
Rodrigo Mariano – blog Cabide de Ideias
Gilberto Fontes – editora Nota Bene
Júlia Gaspar – agência de notícias DoReMi

________
© 2008 Stefano Figalo. Todos os direitos reservados. Não reproduza este material fotográfico sem autorização por escrito do autor. Fotografia à venda no banco de imagens – SFigalo Photography. All rights reserved. Do not reproduce this photographic material without written permission from the author. Photo for sale – SFigalo Photography. Contato/Contact: sfigalo@gmail.com


>

Comentários

  1. É. Na praiosa esse fim de tarde é sempre das coisas mais lindas. Nesse início de verão costuma cair um chuva de fim de tarde - já passei muitas chuvas nas areias de Ipanema, só para ver esse por de Sol que está ai. É fantástico. Boas festas nêgo! Poeta Xandu

    ResponderExcluir
  2. Ei Stefano!
    O que salva o Rio são os olhos de quem capta as belezas como esta que você captou. Apesar das barbáries, a cidade em si é isto... sol, areias brancas, montanhas, gente "tostadinha", sorrisos marotos, céu inigualavelmente azul, pôr do sol cor de laranja no Arpoador, gente inocente dormindo na Praça, gente como a gente que passa, repassa e abraça as causas do Rio.
    Parabéns pelo artigo! - Um beijo!

    Sônia Reis (mãe da Priscilla)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas