Lapa Legal

Diversão e arte a qualquer custo

O tradicional bairro da Lapa, reduto da boemia, passa por reformas através do projeto "Lapa Legal" desde de março de 2009, quando a então secretária de Cultura do Rio de Janeiro, Jandira Feghalli, na presença do prefeito Eduardo Paes, anunciou as medidas a serem tomadas durante a cerimônia de lançamento do 14º Fashion Rio, feira de moda que acontece na cidade e que teve na edição de 2009 o bairro da Lapa como tema principal.

Um ano após este anúncio, a Lapa, que se transformou em um dos principais pólos culturais e de diversão noturna da cidade do Rio de Janeiro, continua a conviver com problemas de infraestrutura degradada e irregularidades.
Denuncia maior de alguns dos problemas de infraestrutura do bairro é feita pela mãe natureza. Basta chover por alguns minutos na cidade do Rio de Janeiro para percebermos que a cidade maravilhosa - que sediará Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016) - tem sérios problemas.

Na noite passada, 6 de março, dezenas de bares da Lapa tiveram seu atendimento interrompido devido aos alagamentos causados pela chuva. As ruas do bairro viraram verdadeiros "rios" de esgoto, com lixo boiando e até mesmo ratos mortos; Um verdadeiro caos sanitário. Garçons deixaram suas bandejas e clientes para limpar bares e calçadas e os moradores ficaram ilhados, sem poder entrar ou sair de suas casas. Uma noite "legal" na Lapa Legal da Prefeitura e Governo do Estado.

Faxina da meia noite.


Ilhados – Novos tempos e velhas práticas. Na rua Mem de Sá e em seus cruzamentos, quem procurou refúgio ficou ilhado, aguardando a água suja baixar.


A culpa

Que seja feita justiça. O Estado não faz milagres.
Após o baixar das águas foi fácil perceber em cada esquina da Lapa os vestigios da herança quase genética deixada pelos colonizadores da cidade aos cariocas. O Rio de Janeiro, cenário de tantas belezas naturais, é uma das cidades mas sujas do país, graças a uma população de baixa educação no quesito limpeza.
Haja bueiros e redes de esgoto para aguentar a quantidade de lixo produzido por visitates e moradores do bairro da Lapa.

Até quando, cariocas?
Até quando ruas, calçadas, bueiros e rios serão usados como lixeiras e banheiros?
Até quando?

"Sonho que se sonha só é apenas um sonho que se sonha só, mas um sonho que se sonha junto é realidade". Raul Seixas.

Tornemos realidade, todos juntos, esse sonho de uma Lapa revitalizada, limpa e bem urbanizada no lugar de uma "Lapa Legal" para diversão e arte a qualquer custo.
 
___________
© 2010 Stefano Figalo. Todos os direitos reservados. Não reproduza este ou qualquer material fotográfico deste blog sem autorização por escrito do autor. All rights reserved. Do not reproduce this photographic material without written permission from the author. Contato/Contact: sfigalo@gmail.com


>

Comentários

Postagens mais visitadas