Fotografia Digital

Fotografando com o olho


Estação Leopoldina. Ambulantes de passarela se protegem do sol forte  

                   
                    Trabalhar a identidade de um grupo social, suas alegrias e suas dores, utilizando a
                    fotografia como mediadora do conhecimento e reconhecimento deste grupo.


Esta será minha missão nos próximos quatro meses com os alunos do curso de fotografia digital do Centro de Referência da Juventude (CRJ) Manguinhos. Além do ensino da prática fotográfica como possibilidade de geração de renda. A missão é difícil, mas não é impossível. Pessoas vindas de diversas comunidades do Rio de Janeiro integram o quadro de alunos do curso de fotografia digital, demonstrando grande interesse pela escrita com a luz – fotografia.

Na ementa, fotografia básica, linguagem fotográfica e revelação digital em Adobe Photoshop Lightroom 2.0. Entre os equipamentos utilizados no curso, câmeras Cyber Shot e SLR. A produção de imagens com câmeras Cyber Shot (caseiras) tem como objetivo desmistificar "lendas" criadas por fotógrafos amadores e simples usuários de que para fazer uma boa fotografia é necessário um bom equipamento.

Esta proposta favorece os alunos do curso de fotografia digital do CRJ Manguinhos. Jovens na faixa etária de 15 a 20 anos, na maioria, estudantes que vivem uma realidade que não lhes permitem alimentar o sonho de comprar um equipamento profissional neste estágio da vida. Fato que não os impedem de produzir fotografias autorais de qualidade com os fundamentos e conhecimentos adquiridos em sala de aula.


Quem tem medo de Cyber Shot?

Para conseguir o resultado da imagem abaixo com uma câmera Cyber Shot da marca Genius G-Shot V1010 ajustei a mesma para programação manual, configuração de 10 mega pixels de resolução, ajuste super fine, 0 de EV, balanço branco para luz do dia (Daylight), ISO 50, medição de luz pontual, sistema de cores viva (Vivid) e flash incorporado desligado (sempre!).

© Stefano Figalo. Velocidade: 1/470 Diafragma: f4.8 Luz da manhã – 07:51h

A foto preto e branco que abre este post é a mesma acima que foi revelada para PB (preto e branco) no Adobe Photoshop Lightroom 2.0. Ao invés de utilizar o sistema de desaturação, usei o sistema de Grayscale que no Lightroom apresenta uma área chamada Grayscale Mix permitindo ajustar os tons de cinza de cada cor da fotografia. Sistema parecido com o Black & White do Photoshop.

© Stefano Figalo. Conversão de cor para preto e branco no Lightroom 2.0


Desmistificando – Parte II

Para que não pensem que a fotografia acima foi extremamente tratada no momento da revelação digital, segue abaixo o arquivo original antes dos ajustes de revelação no Adobe Photoshop Lightroom 2.0. Como podem perceber, fotometragem correta, tendo como ajustes, somente o básico realizado em laboratório digital ou não na pós produção e um crop/corte mínimo só para deixar a imagem na proporção 2x3 mais próxima do formato de um negativo 35mm.

© Stefano Figalo.

Arquivo original
JPG
2736 x 3648 pixels
1/470 sec  at f/4.8
0 EV
Flash desligado
ISO 50
14.8mm
Câmera Genius – G-Shot V1010


Light painting com câmera Cyber Shot

© Stefano Figalo – Expermatozóides ciberneticos – Pintura com luz.  1/4sec  –  f/4.3  –  ISO 800  

Em suma, quis apresentar neste post, que dedico aos meus alunos do curso de fotografia digital do CRJ Manguinhos*, as possibilidades de se produzir boas imagens autorais com qualquer tipo de equipamento digital ou não. Como por exemplo, as famosas latinhas de leite e caixas de sapatos usadas como câmeras fotográficas artesanais – pin hole. Deixando claro que quem faz a fotografia é o fotógrafo, o olhar e não o equipamento de ponta.

Encerro este post com uma máxima do Mestre Flávio Damm, o fotógrafo do "olho pronto", lembrando que a fotografia começa pelo olho e que fotógrafos fazem fotografia.
   
“Um fotógrafo não faz demagogia, ele faz fotografia”. Flávio Damm 


___________

(*) Sobre o CRJ Manguinhos – A unidade é coordenada por Severian Rocha, o Ganga, e funciona dentro das instalações que integram o Centro Cívico do Complexo de Manguinhos, construído no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Inaugurada em dezembro de 2009 pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o Centro é a 6ª unidade criada no Estado.
O projeto é patrocinado pela Petrobras e foi desenvolvido pela Associação Cândido Mendes de Ensino e Pesquisa e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Sob a gerência e coordenação da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), as unidades existentes têm o objetivo de realiza atividades educativas, esportivas e culturais para centenas de jovens de comunidades.

___________
© 2010 Stefano Figalo. Todos os direitos reservados. Não reproduza este ou qualquer material fotográfico deste blog sem autorização por escrito do autor. All rights reserved. Do not reproduce this photographic material without written permission from the author. Contato/Contact: sfigalo@gmail.com


>

Comentários

  1. Goste muito eu acredito o mesmo que voce, o mais importante de uma camera é o que esta atras.

    abracos.
    marcllus
    www.marcllus.metroblog.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas