"Cidade Maravilhosa" – Ensaio de Crítica da Cidade

Prêmio Atitude Carioca 

Aqui estamos para mais um post da série "Cidade Maravilhosa" – Ensaio de Crítica da Cidade. Em pauta: o Prêmio Atitude Carioca promovido pela Rede Record de Televisão, a mais antiga emissora em atividade no País, fundada na cidade de São Paulo em 1953. O prêmio que tem como objetivo resgatar o orgulho do morador do Rio de Janeiro em ser carioca, homenageou dezenas de personalidades numa festa de gala, para 700 convidados, no Jockey Club, na Gávea, zona sul do Rio no dia 28 de janeiro de 2010. Entre os homenageados: Eike Fuhrken Batista, o Eike Batista, bilionário, nascido em Governador Valadares (MG), filho do empresário Eliezer Batista, ministro das Minas e Energia no Governo João Goulart (1961/1964).


© Stefano Figalo/ SFIGALO Photography

O empresário bilionário recebeu do Prêmio Atitude Carioca o troféu de empresário do ano. Além de empresário do ano Eike tem se mostrado um bilionário caridoso, em novembro de 2009, doou US$ 7 milhões à Madonna, durante um jantar, para financiar os projetos sociais que a cantora pretende implantar no Brasil. Para Madonna – "se não prepararmos as nossas crianças para olharem para dentro delas, não adianta irem à escola porque não chegarão a lugar algum".

Eike Batista, o homem da gargantilha-coleira de Luma de Oliveira (ex-esposa) no Carnaval 1998, é o mesmo Eike que esteve com sua empresa no município de Calçoene no Amapá na década de 80 explorando as riquezas minerais da região deixando pra trás um rastro de miséria no município sem fazer qualquer investimento social.

No garimpo de Lourenço, segundo denúncia do Jornal Diário do Amapá (28/10/09), meninas de 9 e 10 anos sofriam estupros por garimpeiros. O garimpo de Lourenço foi uma das joias da coroa do grupo empresarial de Eike que, em 1995, levantou acampamento, levou as escavadeiras, deixou a miséria para trás após esgotar todo potencial mineral do município e retirar a última tonelada de ouro.

As empresas de Eike Batista são as maiores consumidoras de carvão vegetal no Brasil. A produção de carvão vegetal é uma das maiores empregadoras de mão-de-obra infantil, quase escrava, no Brasil. Não se tem notícia de que o empresário tenha doado um centavo se quer para resolver este problema. As crianças carvoeiras não vão para a escola – normalmente, vão para o hospital, com os pulmões dilacerados.
No Brasil, Eike é considerado o campeão dos crimes ecológicos e ambientais no País.

Eike Batista, filho de alemã viveu na companhia da mãe na Alemanha dos 12 aos 23 anos. Este é o nosso brasileiro/alemão das Minas Gerais, orgulho carioca homenageado pelo Prêmio Atitude Carioca, vencedor do troféu de empresário do ano pelo voto popular.


________

© 2009 Stefano Figalo. Todos os direitos reservados. Não reproduza este material fotográfico
sem autorização por escrito do autor. Fotografia à venda no banco de imagens – SFigalo Photography.
All rights reserved. Do not reproduce this photographic material without written permission from the author. Photo for sale – SFigalo Photography. Contato/Contact: sfigalo@gmail.com


>

Comentários

  1. Porra... A mesma história, as vezes duas faces. Moro no Rio há 31 anos, tiro de letra esse rio de lama. Estive no Amapá 2 anos atrás, amei-casei e fiquei triste com o "Desencanto Batista" - um soco no fígado. Basta Batista! Acho que vou deixar esse prêmio Rio prum tal Figalo mesmo. Vale um chope! 1 braço XND

    ResponderExcluir
  2. Sua visão a respeito da cidade carioca é muito lúcida e sem rodeios. O Rio precisa de críticos assim. Quem sabe, podemos ter uma esperança no futuro...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas